Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

5 hábitos para acordar mais cedo

968f5264a9991b56b6b9599c223bc2f8.jpg

E hoje vamos falar de sono, o meu ponto fraco!!

 

Ter mais energia, acordar bem-disposto e motivado para o dia não é algo muito difícil de se conseguir. Às vezes é só uma questão de mindset, ou seja, de programar o nosso pensamento, mas temos que admitir que cada organismo é diferente.

Há várias teorias sobre o sono. Alguns especialistas dizem que acordar antes das dez da manhã é equivalente à tortura , já outros defendem que acordar cedo acumula uma série de benefícios como a diminuição do stress e da ansiedade. 

 

Sempre acreditei ser uma pessoa de hábitos mais noturnos, de ter mais produtividade à noite, mas tenho vindo a aperceber-me que estava errada, passava o dia de mau humor, vivia cansada o dia todo e à noite estava sempre cheia de energia. 

Trabalho por turnos rotativos e durante muito tempo acordava por volta das 11 horas, não tomava o pequeno-almoço, ia direta para o almoço, o que não era muito saudável. Quando os meus horários mudaram, senti muito a diferença. Vivia cansada.

Acordar cedinho é uma das melhores coisas que podemos fazer a nós mesmos, faz o dia render, temos mais energia. Mas demorei muito tempo até conseguir isso. Verdade que ainda me sabe bem ficar na ronha até as 11h mas mudar de hábitos, melhorou imensa coisa na minha vida. 

 

Li imensas coisas e pesquisei algumas ideias, que acabaram por me ajudar a ter mais energia e a encarar o dia com mais entusiasmo, e sem aquela sensação de noite mal dormida. E hoje deixo-vos aqui algumas ideias que são pequenos hábitos que têm funcionado bem comigo. O meu processo consiste em 5 etapas:

 

1 - Programar a nosso pensamento para acordar cedo

 

Pode parecer conversa, foi isso que pensei quando li isto, mas a verdade é que funcionou comigo. 

Um dos problemas em querer dormir até tarde ou ter dificuldade em sair da cama é que ficamos acordados até tarde. Logo, já ficamos com a ideia de que vamos dormir poucas horas. 

- Ah não! Já são onze horas eu preciso de dormir. Tenho de dormir oito horas , então tenho de acordar às sete, caso contrário fico um caco. E fico mesmo, porque já vou dormir ansiosa, e já acelero o meu pensamento que se não dormir aquelas horas certinhas de sono, o outro dia vai ser terrível. 

 

Bem!, não fiquem a pensar que acordo às 7 horas da manhã mas às 8 horas já estou desperta e mesmo que fique um bocadinho na ronha, já me levanto cheia de vontade, o que para mim é uma vitória. 

 

2- Deixar o despertador longe da cama, mas perto o suficiente para ser ouvido

O quanto não valeu, mudar-me para a minha casa nova e ainda não ter mesinha de cabeceira!! Quando deixamos o despertador perto da cama, principalmente se ainda não programamos a nosso pensamento para acordar cedo , o que vai acontecer é que clicamos no botão de adiar para mais 5 minutos de sono. E esses cinco minutos, rapidamente, se tornam em 10 minutos, 20 minutos, por aí fora e quando vamos a ver estamos de mao humor a reclamar que não dormimos mais.

 

3 - Beber água logo após acordar

Assim que acordo a primeira coisa que faço depois de ir ao wc é beber um  copo de água. Dá-me energia, tonifica o meu corpo e hidrata. Só lhe falta acrescentar o limão, mas para quem, nem o copo de água bebia, já estou orgulhosa de pelo menos conseguir beber um copo de água.

 

4 - Tomar um banho

Tomar um banho logo ao cordar, mesmo que rápido, é das melhores coisa para acordar. Desperta o sono, o corpo e fico cheia de energia de banho tomado. 

 

5- Tomar um bom pequeno-almoço

Era um dos meus pontos fracos. A preguiça muitas vezes me deixou sem pequeno-almoço. Mais 5 minutos, 10 minutos que não me resolvia nada e depois sair à pressa de casa sem tomar o pequeno almoço. Quantas vezes!! 

Mas um dos motivos, pelo qual era importante para mim, adquirir estes bons hábitos era precisamente para ter tempo de tomar o pequeno almoço. E agora já não consigo sair de casa, sem a minha torrada de pão de cereais com manteiga de amendoim e a minha cevada ou do meu iorgurte natural com compota de frutos silvestres e muesli. 

Há lá coisa melhor no mundo?!

 

A verdade, é que já consegui sintonizar o meu pensamento com estes hábitos e quase que já nem preciso de despertador. Resultado: o dia corre bem melhor, já não ando tantas vezes de mau feitio, nem cansada. Pequenas resoluções que fizeram toda a diferença no meu dia-a-dia. 

 

Foto: Pinterest