Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

Dicas e Sugestões: Como conservar a roupa!

e81a2a7f6156edeaadd03b4e8f88173d.jpg

De todas as tarefas domésticas, aquela que mais me dá prazer, é tratar da roupa. Acho que fazia vida disto e gostava. Habituada desde muito cedo a tratar da minha própria roupa não entrego nas mãos de qualquer um a minha roupa para ser tratada. Ter tempo para ela, é para mim um prazer e não uma obrigação. Actualmente, por falta de tempo, tenho andado numa luta constante, para o conseguir fazer e por isso, hoje decidi deixar algumas dicas que podem ser úteis para conservar e aumentar a durabilidade da roupa. 

Numa altura em que começamos gradualmente a trocar algumas peças do armário convém saber alguns truques para manter a roupa como nova, ou quase:

 

O primeiro passo, passa pela leitura e interpretação das etiquetas, não esquecendo que cada tecido tem as suas exigências. A seda, por exemplo, é um dos tecidos mais delicado e que requer maior atenção. Tanto que no momento da lavagem, deve-se optar por lava-lo a mão e pendura-lo num cabide, tendo em atenção o material do cabide. No caso de serem de madeira, estes por vezes tem imperfeições que podem danificar o tecido. 

 

Evitar lavar com frequência as calças de ganga. E quando o fazemos devem estar do avesso e com recurso à água fria. Assim como ao passar a ferro, devem manter-se do avesso, para evitar ficarem com marcas. É aconselhado não sobrepor com outras calças no momento de guardar, o mais indicado é pendurar. 

 

As peças de couro devem ser penduradas em cabides com prendedor, mas sem esquecer um importante detalhe, incluir um cartão para proteger o tecido das marcas. Aqueles cabides finos que muitas vezes vêm da lavandaria? Rua com eles. Danificam a roupa. 

 

Os casacos de pele não devem ser usados em dias de chuva. De modo a prevenir e tratar manchas importa recorrer a produtos específicos. Para limpar basta passar um pano húmido. 

 

Os sapatos devem ser guardados de pé e num espaço fresco e ventilado, existem actualmente vários modelos de arrumação que permitem uma arrumação funcional do calçado. 

 

No caso das malas, estas não devem ser mantidas penduradas, mas sim ordenadas em prateleiras ou gavetas, utilizando um material para preencher, por exemplo, o papel de jornal e assim manter a forma.

 

No caso de soutiens não só devem ser usados muitas vezes seguidas como devem ser substituídos assim que perdem a elasticidade, aproximadamente após seis meses de uso. A solução é dobrar e guardar em gavetas ou prateleiras.

 

As peças de lã e malhas devem fugir dos cabides, uma vez que estes acabam por deformar as mesmas. A solução é dobrar e guardar em gavetas e prateleiras. 

 

No caso dos biquínis, estes devem ser lavados à mão com água fria e espremendo cuidadosamente. No momento de secar não convém expor directamente ao sol de modo a não danificar as fibras do tecido. 

 

É importante ainda abrir de vez em quando o guarda-roupa e deixar arejar um pouco. Também no caso das gavetas é importante retirá-las e limpá-las com um pano seco e deixar também arejar durante algum tempo.

 

Estas são algumas dicas simples que podemos usar na hora de tratar dos nossos trapinhos por quem temos tanta estima e assim preservá-los de modo a adiar a compra de novas peças (que são sempre bem-vindas!). Alguma dica que gostariam de acrescentar?

 

Foto: Pinterest

1 comentário

Comentar post