Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cigana Margarida

Blog pessoal, de alguém que é viciado nas redes sociais e decidiu fazer disso uma partilha!

A Cigana Margarida

Blog pessoal, de alguém que é viciado nas redes sociais e decidiu fazer disso uma partilha!

Ter | 28.04.20

Ideias Sustentáveis

aciganamargarida

d732a79bb4d1c23a4ec0c80ba2e0aae6.jpg

Muitas são as notícias que dão conta que a poluição Mundial diminuiu após os dias de isolamento e pouco é o tempo que precisamos de dispensar para tomar consciênca e assim alterar alguns comportamentos que contrariam o conceito de sustentabilidade. De modo a respeitar e poupar os recursos extinguíveis, medidas simples que incrementadas no nosso dia-a-dia podem contribuir para reduzir, reutilizar e reciclar. E esta pode ser uma das inúmeras lições a tirar da situação pelo qual o Mundo inteiro está a passar. 

Cada vez mais encontro vantagens em reduzir. As compras são frequentemente impulsionadas por um estado emocional que dá origem a consumir. Vários são os momentos em que queremos convencer-nos de que precisamos de mais quando na realidade o que temos é suficiente, ou mais do que suficiente. E esta é a lição nº1 que tiro após estes dias de isolamento. Basta pensar no trabalho que temos em arrumar e organizar todos os objetos que vamos juntando! Planear ou fazer uma lista de compras ajuda a minimizar gastos e a efetuar escolhas mais acertadas. Analisar o que temos a mais, doar a quem precisa ou até mesmo vender. Até pode correr bem e como referi aqui, sites de venda não faltam. 

Reutilizar implica, por vezes, alguma imaginação dependendo do material em questão. Reutilizar a água é uma delas, tenho visto muitas dicas de como reutilizar a água do banho de modo a não desperdiçar a água fria que corre antes de aquecer, pormenor que me passava completamente ao lado.

Fechar a torneira enquanto lavamos os dentes.

Desligar as triplas, aparelhos e interruptores quando não usufruimos do seu uso. 

Separar o lixo para a reciclagem, sem esquecer os óleos alimentares, estes não só danificam os canos como dificultam o tratamento de águas. 

Trocar o uso de sacos de plásticos por sacos de pano, ou pelo menos, reutilizar os sacos de plástico. 

Se possível optar por produtos elaborados com material reciclado. 

Congelar as frutas ou legumes quando ficam muito maduros, podem depois ser usados em sopas ou batidos. 

Comprar a granel evita acumular plástico e permite reutilizar imensas vezes os recipientes em vidro, material que traz menos impacto ao ambiente. Este pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade ou a pureza do produto. A sua decomposição não prejudica o ambiente devido aos materiais usados. 

Um dos pontos fortes é a conservação, uma vez que é inerte, não reage quimicamente e resiste a mudanças de temperatura, carga, humidade, permitindo que o produto mantenha as suas qualidades. Juntando, ainda a componente estética, apelativa e versátil. 

Optar pela compra a granel não só permite seleccionar uma medida mais ajustada ao que precisamos como poupar no caso, por exemplo, dos frutos secos e especiarias. Para além das mercearias tradicionais, também o Continente, Pingo Doce, Auchan dão a opção de comprar em modo self-service.

Medidas que podem fazer a diferença, quando adoptadas por todos. Parte destas medidas já as pratico, algumas estou a aprender a praticar e outras considero experimentar. 

Querem partilhar mais sugestões para adicionar ao nosso dia-a-dia?