Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

Salamanca - Travels #6

Foi um desejo de Novembro do ano passado concretizado e foi um dos sítios de que eu mais gostei de conhecer. Tenho uma vaga ideia de que visitei Salamanca anteriormente numa visita de estudo, lembro-me de pouca coisa, daí a minha enorme vontade de voltar a uma cidade cheia de história e com uma das universidades mais antiga do mundo. 

Chegamos a Salamanca ao final do dia. Fomos diretos para o quarto no Salamanca Suite Studios, que sem sabermos estavamos a 65 metros da Plaza Mayor no centro histórico. 

Fizemos o check-in e partimos à descoberta, até porque só iamos ficar uma noite e um dia. 

Fomos diretos à Plaza Mayor, com mais de 250 anos, é o elemento agregador desta cidade antiga, mas cada vez mais cosmopolita. Há gente de todo o Mundo. Há estudantes de Erasmus, turistas, peregrinos e salmantinos. 

IMG_3047.JPG

IMG_3050.JPG

Plaza Mayor 

Passámos pela Casa de La Conchas, um edíficio com umas conchas na parede. Hoje funciona como biblioteca e posto de turismo. Parece que são mais de 300 as conchas que decoram as fachas deste maravilhoso edífico. 

IMG_3017.JPG

Casa de Las Conchas

Em frente, à Casa de Las Conchas fica a Universidad Pontíficia e ao circundar as belas catedrais fomos descobrir um bonito jardim o Huerto de Calixto y Melibea onde conhecemos a história de amor de Calisto e Melibea. Conta o seu autor, Fernando Rojas, que Calixto se apaixona perdidamente por Melibea . O casal apaixonado encontra-se naquele que é hoje o jardim de que falo, até que um dia devido a uma discussão Calixto morre e o desgosto empurra Melibea do alto de uma torre. Pouco se sabe da veracidade dos factos, contudo este jardim ainda tem um magnetismo romantico capaz de atrair em multidão os habitantes locais. 

IMG_3076.JPG

Huerto De Calixto Y Melibea

IMG_3060.JPG

IMG_3024.JPG

IMG_3063.JPG

Sim voltámos no dia a seguir em jeito de despedida, de tanto que gostámos!

 

Voltámos a Plaza Mayor pela Rua Mayor e entretanto já era hora de jantar. São muitas e variadas as opções de comida, desde as típicas tapas aos montaditos e outras comidas de todo o mundo. Acabamos por optar pelas Las Tapas de Gonzalo na Plaza Mayor.

IMG_3014.JPG

Rua Mayor

No dia seguinte, de volta ao terreno, começamos por visitar a Catedral Nueva e Catedral Vieja contruídas lado-a-lado e interligadas. A entrada custa 4,75€ com direito a audio-guia. Durante a visita é nos dada a conhecer toda a história em volta das catedrais. A Catedral Vieja foi construída o século XII e XIV no estilo romanesco e gótico, enquanto a Catedral Nueva foi construída entre o século XVI e XVIII num estilo gótico e barroco. 

Apesar da visita a Catedral já ser espetacular, não posso deixar de recomendar a subida às torres da Catedral. Onde somos contemplados com uma vista magnífica e soberba sobre a cidade. 

IMG_3029.JPG

IMG_3032.JPG

IMG_3033.JPG

IMG_3036.JPG

Catedral

Após a visita a Catedral, atravessamos a ponte romana. Era Outono, já se fazia sentir algum frio característico da época e que ficou como protagonista principal neste fotografia, com esta vista incrível. 

IMG_3039.JPG

Ponte Romana

Acabamos a nossa visita com um passeio pela zona comercial da cidade. No centro, nos arredores das ruas Zamora e Toro existem imensas lojas. 

IMG_3045.JPG

E assim terminamos. Não tenho a certeza de que estou a contar tudo ao pormenor, a viagem não é recente e também porque ficou muito para ver e experimentar mas assim sabemos que temos motivos para voltar. 

 

Salamanca 11.2016

 

Boa semana.