Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

A Cigana Margarida

Sobre coisas que A Cigana Margarida vai gostando aqui ou acolá, ou seja, sobre tudo e um pouco mais.

Santiago de Compostela

No fim-de-semana de visita a Vigo, decidimos fazer uma visita a Santiago de Compostela. Não sei muito bem porquê mas achava que já tinha ido a Santiago (numa visita com a minha avó, por volta dos meus 6/7 anos) mas depois de lá estar descobri que afinal não, nada daquilo me era familiar, confundi talvez, com o Santuário de São Bento da Porta Aberta, que em nada é igual, mas eu achava que tinha ido a Santiago de Compostela. 

 

O turismo em redor de Santiago de Compostela está relacionado com a história do Cristianismo e, mais especificamente com a história do apóstolo Santiago Maior. 

Conta a história que, os restos mortais do apóstolo decapitado, em Jerusalém, foram levados para parte incerta em terras da Galiza, com o tempo, foi reencontrado no século IX, por Pelágio que diz ter seguido uma luzes no céu. 

 

Por ter sido considerado um milagre, o rei mandou construir uma capela dedicada a Santiago e foi o seu peregrino. Durante as várias guerras, as igrejas eram alvo de destruição e o túmulo acabou por ser transportado para a atual Catedral, que começou a ser construída em 1075, já que as anteriores igrejas não conseguiam receber o número cada vez maior de fiéis. 

 

O número de peregrinos começou a aumentar, de ano para ano, e vinham de todos os cantos do mundo. Os caminhos, delineados, na altura, mantiveram-se até aos dias de hoje como Caminhos de Santiago de Compostela. Na altura, quem conseguisse chegar a Compostela e visitasse a Catedral tinha direito a absolvição dos seus pecados, durante o Ano Xacobeo e Jubileu. E quem fizesse o caminho recebia um documento que permitia ter um teto onde ficar de forma gratuita.  

IMG_0287.JPG

IMG_0289.JPG

Atualmente, a Catedral encontra-se em obras (como podem ver nas fotos) e esperam-se concluídas para o ano de 2020. 

IMG_0285.JPG

IMG_0291.JPG

IMG_3749.JPG

IMG_0313.JPG

IMG_0322.JPG

IMG_0321.JPG

A Universidade de Santiago de Compostela é tambem motivo de, esta cidade, ter um ambiente jovem e estudantil, em vigor. Dizem que as noites de Santiago são animadas na rua  e há todo um negócio paralelo - principalmente com o aluger de apartamentos para os estudantes. No Verão, há menos estudantes e mais turistas, por isso, Santiago de Compostela tem sempre muita gente de visita. 

IMG_0284.JPG

IMG_0295.JPG

IMG_0297.JPG

IMG_0299.JPG

IMG_0302.JPG

Um passeio pelo centro histórico de Santiago de Compostela para desfrutar do ambiente mítico desta cidade que tem também muitos espaços verdes para relaxar. 

IMG_0280.JPG

IMG_0283.JPG

IMG_0305.JPG

IMG_0304.JPG

IMG_0308.JPG

No centro histórico, o comércio tradicional, com lojas ligadas ao negócio religioso, artesanato, antiguidades e espaços gastronómicos. 

Uma visita a Santiago de Compostela, é sem dúvida obrigatória. Para quem é do Norte está apenas ao alcance de por os pés ao caminho, ideal para um fim-de-semana de descoberta. 

 

Boa semana!